tracking

Subscribe to our daily email of featured TEDxTalks

This video was filmed at an independently organized TEDx event and uploaded by the organizer. To flag a video (good or bad!), use this form.

O jovem da favela não é carente, é potente | Ana Paula Lisboa | TEDxLaçador
Viewed 5 times
Added Jun 27, 2016
Share this story
Email
Embed
Formada em Letras e escritora desde os 14 anos, publicou contos e poesias em coletâneas nacionais e internacionais. Mulher, negra, escritora, moradora do Complexo da Maré, filha de dois pretos.
Ana Paula Lisboa narra a trajetória da Agência Redes para a Juventude, que se propõe a misturar jovens da favela em um ambiente de criação. A lição: “O jovem da favela não é carente, é potente”. E quem é esse jovem? Negro, morador da favela. Ana demonstra que visibilidade é um direito que dispara outros direitos. Cidadania e inclusão para transformar a vida dos moradores do Complexo da Maré.

Ana tem 27 anos de idade, é a mais velha de quatro irmãos, filha de dois pretos. Casada e criadora de 3 cachorros.

Moradora do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, faz parte nesse território do Coletivo Palafita, agência e produtora com foco na arte e cultura das favelas.

Formanda em Letras e escritora desde os 14 anos, publicou contos e poesias em coletâneas nacionais e internacionais como a “Estrelas Vagabundas”, “26 novos autores da FLUPP” (Festa Literária das Periferias), “Eu me chamo Rio” e na “Je suis Favela”. Em 2014 recebeu o 1º Premio Carolina de Jesus, dado a pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela Literatura.

Desde 2012 faz parte da equipe de coordenação da Agencia de Redes para Juventude, projeto que tem como missão mudar a relação da cidade com a juventude de favela.

E em 2016 passou a escrever para a revista feminista AzMina e se torna colunista do jornal O Globo.

This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at http://ted.com/tedx