tracking

Subscribe to our daily email of featured TEDxTalks

This video was filmed at an independently organized TEDx event and uploaded by the organizer. To flag a video (good or bad!), use this form.

Traficantes de sonhos roubados | Carmela Grüne | TEDxLaçador
Viewed 63 times
Added Jun 24, 2016
Share this story
Email
Embed
Carmela Grüne é advogada, escritora, ativista e jornalista. Diretora-presidente do jornal Estado de Direito e do Instituto Cultural Estado de Direito, ela defende a proposta de uma cultura jurídica popular para aumentar o empoderamento social no exercício da cidadania ativa.

Quando alguém diz pra Carmela: “Bandido bom é bandido morto. Leva pra tua casa”. Ela responde: “Eu levo!”. Sua primeira experiência com o cárcere foi no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. Luta contra uma cultura muito forte onde o detento não é tratado pelo nome, e acredita que precisamos remover as algemas mentais e enxergar a população encarcerada com a dignidade que lhes é devida. Carmela fala sobre homeostase cultural, que se dá quando conseguimos mudar a nossa vida e ressignificar a experiência negativa. O recado que ela deixa é inspirador: “Preocupem-se com o tempo de vocês, com o tempo de quem não tem uma oportunidade. A gente precisa de multiplicadores, para acabar com o preconceito e a discriminação”.

Carmela Grüne é advogada, escritora, ativista e jornalista. Diretora-presidente do Jornal Estado de Direito e do

Instituto Cultural Estado de Direito, ela defende a proposta de uma cultura jurídica popular para aumentar o empoderamento social no exercício da cidadania ativa. Para tanto, usa práticas humanísticas para potencializar a palavra e o ato de sentir os direitos humanos fundamentais como fenômeno cultural e realização social. Algumas de suas práticas são Direito no Cárcere, Jornal Estado de Direito, Desmitificando o Direito e Samba no Pé & Direito na Cabeça.

Carmela já recebeu vários prêmios. Entre eles, o Prêmio Agente Jovem da Cultura, do Ministério da Cultura, pelo projeto

Samba no Pé & Direito na Cabeça, em 2012, e o Prêmio Diversidade RS, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na categoria Cultura dos Direitos Humanos, pela Estado de Direito Comunicação Social Ltda.

This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at http://ted.com/tedx